Newsletter
Relatório Anual Brasil Espanha Inglaterra
Prêmio Parceiros Voluntários
Seminário Internacional Pare Pense
 

Chancelas  
 
Notícias
 

Parceiros Voluntários está cadastrando empresas e pessoas para atuar no voluntariado - 16/7/2012

Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários existe desde 1997, tendo sido criada por empresários gaúchos, apoiada pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e disseminada pelas Associações Comerciais (ACIs) do Estado. Não possui fins lucrativos, é apartidária e foi criada para desenvolver a cultura do trabalho voluntário de forma organizada, tornando-se a partir de então modelo de profissionalismo e eficiência no Terceiro Setor, com resultados crescentes a cada gestão. O trabalho voluntário exige dedicação, comprometimento e responsabilidade, por se tratar de ações realizadas com outras pessoas que contam com a presença dessas características nos voluntários, já que estes exercem transformações sociais nas mais diversas áreas de atuação. As ações desta cultura do voluntariado são feitas em rede para estimular a participação no Terceiro Setor em diversas áreas da sociedade, abrangendo mais de 83 cidades, promovendo e estimulando o voluntariado de forma conjunta e objetiva.
A unidade da Parceiros Voluntários em São Borja atua em quatro frentes de trabalho: pessoas físicas (jovens e adultos), escolas e empresas, além das Tribos: Organizações da Sociedade Civil - OSCs: acolhem voluntários, propiciandolhes condições de estabelecer a troca na ação voluntária, onde de um lado a comunidade disponibiliza seu tempo e talento para um fim social e de outro lado está a organização que recebe esse investimento e o retorna à comunidade num permanente exercício de cidadania; Programa Voluntário Pessoa Física: visa sensibilizar e atrair pessoas para a realização de ações sociais organizadas, indicando caminhos para aqueles que sempre quiseram fazer alguma coisa, mas não sabiam como. O voluntário pode disponibilizar à comunidade tudo aquilo que sabe fazer, tanto atividade profissional quanto seu hobby; Programa Parceiros Jovens Voluntários: viabiliza a criação, implementação e desenvolvimento de projetos sociais pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, sob a coordenação de professores voluntários da própria escola e com o suporte técnico das unidades da Parceiros Voluntários locais. Nessa atitude pró-ativa os jovens desenvolvem a solidariedade, a atitude participativa, a criatividade, a liderança e o espírito empreendedor. A ação desenvolvida pelas unidades Parceiros Jovens Voluntários se chama "Tribos nas Trilhas da Cidadania" e mobiliza jovens para desenvolver a cultura do voluntariado organizado; Programa Voluntário Pessoa Jurídica: neste segmento o voluntariado consiste em disponibilizar horas de trabalho dos funcionários nas organizações da sociedade civil conveniadas à Parceiros Voluntários, ou na sede da própria empresa, para a realização de atividades sociais que beneficiam a comunidade.
As empresas ganham oportunidades de envolvimento do grupo de colaboradores em projetos comunitários, a mobilização de clientes e fornecedores além do fortalecimento da sua imagem na sociedade.
Em São Borja, a unidade da Parceiros Voluntários está precisando de pessoas que disponham de 4 horas semanais, para atuar em entidades assistenciais de nossa cidade. Não há exigência de idade mínima e qualquer atividade desenvolvida será bem vinda, desde costura, manicure, digitação, empresariado, etc...
Para saber mais sobre as demandas da nossa comunidade, visite a unidade da Parceiros Voluntários em nosso município, que fica na Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária - Acisb, na rua Deputado Olinto Arami Silva, 1061. Informações ainda podem ser conseguidas com a coordenadora da ONG, Alessandra Matoso, através do fone 3430 - 9595.

 

Fonte: Folha de São Borja



 
 
Veja Mais Notícias
7/10/2014
TCE-RS é vencedor do prêmio Top Cidadania da ABRH-RS
3/10/2014
À procura da solidariedade
3/10/2014
‘ONGs são o coração do trabalho de direitos humanos’, diz alto comissário da ONU
22/9/2014
Campanha de doação de sangue da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia mobiliza 26 pessoas

Todas as Notícias
 Você está em:
Home Imprensa Relação de Notícias
Como ser voluntário?
Links do Terceiro
Setor
Perguntas Mais
Freqüentes
Glossário
Projetos em Parceria
Casa Aberta
Transparência
Agenda

Largo Visconde do Cairu, 17 - 8º andar
Centro - Porto Alegre - RS - Brasil | CEP 90030-110
Tel. +55 (51) 2101.9750