BIBLIOTECA

TEXTOS REFERENCIAIS

Reputação e empresas: o que conta?Empresas usam própria expertise para fazer ação social com trabalho voluntárioCoca-Cola reforça iniciativas de valor compartilhadoLiderando com valoresO risco da cultura gerencialistaConsciência organizacionalInvestimento social corporativo brasileiro é tema de pesquisa do CECPPor um investimento social transformadorOs 25 anos da Constituição de 1988 e a RSEEmpresas mandam executivos para períodos sabáticos com viés socialO que mudou na sustentabilidade das empresasIncorporação dos princípios da responsabilidade socialMudança na consciência empresarial leva tempoGenerosidade: o quarto elemento do “triple bottom line”Entrevista – Bill Clinton – O futuro pertence a quem pratica a cooperaçãoNegócios sustentáveis pela ótica da integridadeEmpresas e comunidades rumo ao futuroAs empresas e o combate à corrupçãoAs empresas estão investindo em sustentabilidade?Relacionamento com partes interessadasO que está mudando na educação executivaO trabalho voluntário e a transformação das relações de trabalhoO papel do setor privado no caminho para uma economia verde no Brasil“O consumo e as boas causas”, por Paulo Itacarambi*Entrevista com John Elkington, diretor da Volans e cofundador da SustainAbilityHorizonte sustentávelResponsabilidade Social Empresarial e sustentabilidade: como iniciar?“A responsabilidade social empresarial tem futuro?”, por Paulo Itacarambi*A sustentabilidade e os executivos ao redor do mundoA consciência da sustentabilidade está mesmo aumentando?A nova onda do guru“A economia da confiança”, por Oscar Motomura*Medir a responsabilidade socialEducação: na rua, na escola, na empresaO Valor do Conhecimento nas OrganizaçõesO guru do BrasilVendendo SustentabilidadeO futuro é agoraDo particular ao públicoPalavras fazem diferença8 mitos sobre sustentabilidade corporativaVagas Abertas: Início ImediatoRelatórios de Sustentabilidade: a prática da transparênciaProfissionais debatem os dilemas da comunicação sustentávelQuanto vale o jornalismo socioambiental?Grupo analisa tendências para o investimento social privadoO que faz uma organização inteligenteNo mundo dos negóciosEstamos diante de uma nova fronteiraA economia verde é uma grande oportunidade para as empresasAções sustentáveis reduzem impacto da crise em empresasEmpresas sustentáveis têm funcionários motivadosA reputação faz parte do ativo empresarialRSE e Carta da Terra: dois movimentos para a transformaçãoRegulamentação é o motor básico do avanço das organizaçõesO gap entre o discurso e a práticaO valor está no intangívelO papel da éticaOs profissionais de RH mais admiradosHumberto Maturana propõe o fim dos líderes e o resgate dos relacionamentos humanos nas empresasEmpresas brasileiras lideram ranking de sustentabilidadeNova lógica para o investimento social privadoA motivação venceu a criseDo discurso para a práticaReputação está nas mentes das pessoasInvestimento social precisa ser mais rigorosoO desafio de formar líderes sustentáveisOs novos líderes da sustentabilidadeEmpresas brasileiras precisam melhorar relatóriosResponsabilidade social ganha espaço nos negóciosIndústria incentiva a prática do voluntariadoAdalberto Marcondes, Davi Molinari e Dida Sampaio:3M divulga as 100 melhores idéias para fazer um mundo melhorAndré Trigueiro e Cynthia Rosenburg falam sobre sustentabilidade, de acordo com o olhar dos jornalistasSustentabilidade – Você sabe o que significa essa palavra?Michael Porter mostra como resolver o desafio de incorporar a responsabilidade social na estratégia da empresaGrupo aponta desafios do voluntariado corporativoOs novos papéis de empresasDe onde vem a força do PIBAté onde chega a responsabilidade empresarial nos países em desenvolvimento?Estudo mostra percepção de empresas com consumo conscienteProjetos comunitários podem ser foco de pequeno investidorResponsabilidade social: consciência e cidadania empresarial“Estamos caminhando para uma sociedade do saber e não mais a sociedade do ter”Quanto vale ser sustentável?As empresas precisam mudar para construir a sociedade sustentávelA relação entre empresas e voluntáriosSustentabilidade na carne: a responsabilidade social e ambiental bate à porta das empresasMichael Conroy anuncia a revolução pela certificação de produtosEducação é o tema com maior número de propostasPesquisas relativizam comportamento de consumidoresMelhorar é inútil. Oscar Motomura propõe inovação radical na gestão de grandes empresasOs grandes desafios de nosso tempoA comunicação empresarial educadoraEstudantes priorizam empresas com preocupações ecológicasPesquisa Akatu-EthosAs pernas curtas da irresponsabilidade empresarialInovação e atitude empreendedoraO negócio de riscoBrasil deve se empenhar no mercado competitivo responsávelConscientização de funcionários é vital para empresasAron Cramer fala sobre como as empresas devem pensar no longo prazo para formar novo ambiente de negóciosAinda há espaço para a caridade da filantropia?Por que não somos como elesO desafio de uma responsabilidade social empreendedoraOs elos da sustentabilidadeLeitura útil para o anoNovos papéis para fundações corporativasA comunicação da sustentabilidade: desvios e desafiosÉ hora de parar de mover as cadeiras do convésPor novas oportunidades de participaçãoProsperidade econômica e voluntariadoSetor Privado deve buscar equilíbrioCausa Social agrega valor ao setor privadoEmpresas da Economia de Comunhão mostram como pequenas ações podem mudar paradigmas consagradosComo os negócios estão mudandoValores não se convertem em atitudeO “ponto doce” da sustentabilidadeA missão das fundaçõesAcões sustentáveis como estratégia de negóciosLições duras para o desenvolvimento econômicoO valor estratégico do Investimento Social PrivadoInvestimento Social mundo afora: uma expressão, muitos sentidosLiderança, Soluções de Grupo – A lição do NobelA Regulamentação da advocacia pro bonoO desafio no futuro será ter jovens com maturidade para agirTerceiro Setor: Finalmente no PIBIBGE calcula participação econômica do terceiro setorFilantrocapitalismo, a nova ordem mundial10 Perguntas para Maria Elena JohannpeterA insustentabilidade dos prêmios sustentáveis, por Edgar WerblowskyO economista chileno Manfred Max-Neef contrapõe crescimento econômico e qualidade de vidaPesquisa Brasil: Resultados Finais – Segunda Edição (2006)Solidariedade e DemocraciaComplexidade organizacional exige novo perfil de comunicadorQuando a empresa faz parte da soluçãoEmpresas e responsabilidade social: a unicidade do nosso destino comumAções sociais de empresas crescem 28%Calculadora auxilia empresas a usar leis de incentivoVoluntariado tem efeito positivo dentro das companhiasResponsabilidade Social EmpresarialResponsabilidade Social X Cidadania CorporativaMais empresas têm ação social, mas volume de recursos caiFilantropia e Responsabilidade SocialEmpresa que incentiva voluntários alcança diferencial, diz analistaA evolução do compromisso social das empresas
O futuro da escola está no contraturnoÉ na escola que se faz a diferençaA primeira infância e a inviabilização do possível por João Augusto Figueiró*Bioplástico compostávelNanotecnologia na alimentaçãoEmbalagens sustentáveisEficiência, energia e árvores7 passos para um alimento melhorNovas tecnologias geram novos desafios a velhos problemasOnde fica o fundo do poço?Um olhar sobre as ferramentas do marketing educacionalWangari Maathai: as pessoas não fazem ligação entre as florestas e a degradação dos riosEncontro de Educação debate ensino no BrasilFormação profissional é foco de programas para jovensMTV revela que jovem de Porto Alegre lidera em experiências com drogas“O mundo é insustentável”, afirmam especialistasEducação é o tema com maior número de propostasSite disponibiliza aulas com especialistas em EducaçãoCenso GIFE mostra prioridade de investimentos em juventudePesquisa minimiza relação da violência com ganhos financeirosVoluntariado jovem: É possível mudar o mundoProfessor incentiva a atividade voluntária na adolescênciaProjeto de voluntariado educativo e sua construçãoO desafio no futuro será ter jovens com maturidade para agirO que é ensinar?… Quem é o professor?O que é Educar?O Jovem, a globalização e o Terceiro MilênioNão existe uma única juventudeEducação não pode ser vista como um favorDo Protagonismo ao Empreendedorismo SocialCapital Social e EducaçãoAprendizagem e Terceiro SetorA Educação como demanda e Responsabilidade SocialPara início de conversaGestores devem ser avaliados continuamenteÉ de pequeno que se aprendeJovens como parte da soluçãoDemocracia é diferenciada para alunos de escolas públicas e privadasQualidades do ProfessorOs direitos dos jovensO Voluntariado como forma de Protagonismo Juvenil
Organizações devem priorizar alterações pontuais na legislação e auto regulação, diz advogadoA atuação do Instituto C&A para a autonomia das OSCsEquilíbrio entre foco na causa e demandas do doador é desafio para organizações de apoio ao investimento socialMarco regulatório para ONGs busca reduzir brechas a corrupçãoNível de evidenciação contábil das organizações do terceiro setorCom advocacy, terceiro setor tenta transformar suas experiências em políticas públicasArtigo de Fernando StickelComunicação é fundamental para que terceiro setor consiga mais recursosONGs devem ser tocadas como empresas?A Gestão Eficaz de Vicente FalconiQuais são os requisitos para ser um gestor de sucesso atualmente?O que um líder 5 estrelas deve saberInstrução Normativa RFB no 1027-2010, revogou a obrigação da entrega do Relatório de Atividades e Plano de Ação Social para as entidades beneficentesAvaliação de projetos cresce, mas precisa de qualificaçãoDefinição de um Modelo de Organização Não-governamental Auto-sustentável à Partir da Teoria da AutopoiesePerspectivas para o Marco Legal do Terceiro SetorMarca não é uma entidade que paira no vazioLei que permite que Oscips recorram a Juizados Especiais Cíveis traz economia e desburocratizaçãoFilantrópicas passam a ser responsabilidade de ministériosGestão corporativa como ferramenta de sucessoPaís precisa de visão sistêmica de captaçãoCasamentos no mundo dos negócios

LIVROS EDITADOS

A Parceiros Voluntários tem como norma registrar as experiências, com o intuito de que elas sirvam como orientadoras para quem queira praticá-las.
Caso queira adquirir um ou mais desses livros, favor entrar em contato conosco através do e-mail: debora@parceirosvoluntarios.org.br

Tribos – Histórias e Guias para o Voluntariado Juvenil

Essas páginas revelam itinerários, caminhos percorridos e reflexões sobre o sentido das ações que
podem ser usadas em grupos de jovens, em casa, na escola, enfim, nas Tribos e Trilhas da juventude.

  • Editado: 2014
  • Organizado: Pe. Marcelo Rezende Guimarães
  • Leia aqui


O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação

A obra traz questionamentos: como se forma uma cultura de solidariedade? Que papel joga a
solidariedade na formação da cultura de uma sociedade? Existe diferença entre “ser solidário”
e “engajar-se como voluntário”?

  • Editado: 2008
  • Autores: Lilian Dreyer e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui


Participação Jovens Social – Guia de Ações

Este Guia traz a proposta educativa para orientar instituições educacionais e educadores na relação
com os jovens para implementar ações para uma cultura de participação social voluntária.

  • Editado: 2008
  • Organizado: Maria Stephanou – NIUE/UFRGS
  • Leia aqui


ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso

Conta a história de gestores que fizeram da transparência a meta de suas organizações. Divulga os resultados da tecnologia social “Educando para a Transparência”. É uma síntese segura para introduzir
os princípios de transparência e prestação de contas no Terceiro Setor.

  • Editado: 2012
  • Autores: Naída Menezes e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui


10 anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras

Traz histórias de vida, de aprendizagens, de solidariedade, faz a promoção do voluntariado, dos valores como a cidadania, a responsabilidade e o empreendedorismo.

  • Editado: 2013
  • Autores: Daniela Haetinger e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui


ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso 2014

Mostra a diversidade de vocações, experiências e saberes que transversalizam a tecnologia social
que dissemina a transparência enquanto valor e atitude.

  • Editado: 2014
  • Autores: Naída Menezes e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui


ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso 2015

A obra analisa os efeitos da transparência e da prestação de contas em 76 organizações sociais, que já haviam participado do projeto-piloto, e que agora receberam novas visitas técnicas.

  • Editado: 2015
  • Autores: Naída Menezes e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui


Transformação Social – A opção pelo agir

A obra apresenta exemplos de iniciativas sociais que transformam vidas, por meio do voluntariado, e que foram reconhecidas pelo Prêmio Parceiros Voluntários. A grande provocação é: “E você, o que vai fazer amanhã.”

  • Editado: 2015
  • Autores: Nelcira Nascimento e Maria Elena Pereira Johannpeter
  • Leia aqui