PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a ação “Casa Aberta”?

A Parceiros Voluntários criou o espaço "Casa Aberta" para receber grupos interessados em conhecer o nosso trabalho. Se você tem interesse em realizar trabalhos acadêmicos (TCC, Monografias, Pesquisas, etc) contate-nos através do e-mail: falapv@parceirosvoluntarios.org.br.

Quem escolhe os horários?

A própria pessoa é quem dirá em que dias e horários ela poderá estar na organização para voluntariar.

O voluntário poderá parar quando quiser ou tem tempo mínimo para ficar na organização?

A pessoa é inteiramente livre para iniciar ou parar de voluntariar.

O voluntário pode trocar de OSC?

Sim. Caso o Voluntário não se adapte na organização para a qual ele foi encaminhado, em primeiro lugar deverá avisar ao Coordenador de Voluntários da sua organização que a estará deixando, e, em segundo lugar, deverá contatar a Unidade da Parceiros Voluntários de sua cidade e solicitar a troca.

Como são enviados os voluntários para as OSCs?

A Parceiros Voluntários encaminha somente mediante a “Solicitação de Voluntários” feita pela OSC.

O que é a “Rede de OSCs”?

A Parceiros Voluntários estimula e fomenta que as OSCs conveniadas se agrupem em redes, para trabalharem juntas. Assim os resultados para as suas causas são mais eficientes, eficazes e efetivos.

Como a OSC se convenia?

Para que uma OSC seja conveniada à Parceiros Voluntários, existem alguns critérios básicos.

Por exemplo:

  • • Ser sem fins lucrativos.

  • • Ser constituída formalmente, estar em atividade e ter sua sede desvinculada de uma residência familiar.

  • • Ser prestadora de serviços à comunidade.

  • • Ter interesse em ter recursos humanos voluntários.

  • • Estar disposta a integrar um sistema contínuo de avaliação de seu sistema de voluntariado.

Por que uma OSC se convenia à Parceiros Voluntários?

As Organizações (OSC) conveniam-se à Parceiros Voluntários para viabilizar o recebimento de voluntários que a auxiliem no seu desenvolvimento e suas atividades.

Como as empresas podem participar do movimento do voluntariado organizado?

Existem muitas maneiras de participar. Todas as empresas pequenas, médias e grandes podem se envolver em projetos da comunidade. Para conhecer mais a respeito do movimento do voluntariado organizado empresarial clique aqui.

É assinado algum Termo?

Sim, existe um Termo de Adesão de assinatura obrigatória ref. a Lei 9608/98, conheça aqui.

Existe regulamentação para o Trabalho Voluntário?

Sim, a Lei 9608/98 de fevereiro de 1998 dispõe sobre o Serviço Voluntário, conheça aqui.

O voluntário substitui o contratado?

O voluntário não substitui o contratado, nem gera vínculo empregatício. O nível de responsabilidade e a carga horária para a realização das atividades são diferenciadas, orientadas pela Lei 9608/98 e pelo Termo de Adesão, que protege o voluntário e a Organização Social de qualquer vínculo trabalhista.

Que tipo de atividades um voluntário pode realizar?

O voluntário poderá colaborar em qualquer atividade que ele queira, e que a Organização por ele escolhida esteja necessitando. Poderá, por exemplo, trabalhar voluntariamente com os beneficiados da Organização, como poderá, também, trabalhar voluntariamente na parte administrativa ou gestão da Organização.

Exemplos de atividades: trabalho com crianças, idosos, portadores de deficiência, atendimento médico, psicológico ou odontológico, recreação, aulas, oficinas de música, dança, atividades administrativas, assessoria jurídica, assessoria em comunicação social, tudo isso e muitas outras coisas podem ser realizadas a favor do próximo.

O que é preciso fazer para ser voluntário?

Contatar com a Parceiros Voluntários de sua cidade e agendar uma Reunião de Conscientização. Nesta reunião a pessoa recebe informações conceituais sobre o trabalho voluntário organizado e sobre Responsabilidade Social Individual, auxiliando a escolher a área que pretende atuar como voluntário. Agende a sua Reunião de Conscientização!

Quem pode realizar trabalho voluntário?

Toda pessoa com mais de 14 anos, que tenha vontade de disponibilizar seu tempo, conhecimento e emoção em prol de sua comunidade.

Quem é a Parceiros Voluntários?

A Parceiros Voluntários é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, apartidária, cuja visão é desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado.

Qual a Missão da Parceiros Voluntários?

Qualificar pessoas e instituições, por intermédio de tecnologias sociais e do voluntariado, visando comunidades proativas e solidárias.

O que é uma ONG?

ONG – significa “organização não governamental”. São instituições privadas, sem fins lucrativos, com características nítidas na idéia do “privado com funções públicas”.

O que é uma OSC?

OSC – Organização da Sociedade Civil, regulamentada pela Lei nº 9.637, de maio de 1998. São organizações privadas sem fins lucrativos. Lucros eventuais devem ser reinvestidos nas atividades-fim. Os responsáveis legais de uma OSC (Diretoria) não podem receber remuneração através de salários. O capital acumulado por uma OSC não pode se converter no patrimônio dos seus executivos. (livro de Rubem César Fernandes, “Privado porém Público” 1994, pág 65).

O que é uma OSCIP?

OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, regulamentada pela Lei nº 9.790/99. A qualificação de OSCIP acolhe e reconhece legalmente as Organizações da Sociedade Civil cuja atuação ocorra no espaço público não-estatal, seguindo os critérios descritos na Lei.

Como criar uma ONG?

Antes de dar o primeiro passo para montar uma nova associação verifique quais já existem perto de onde você mora, conheça o trabalho que realizam, e, se você se identificar, em vez de abrir outra, pode se tornar um associado ou voluntário. Caso não tenha nenhuma associação do tipo que você queira montar, verifique se já não teve alguém com essa mesma ideia, que tentou montar, mas não deu certo. Se não deu certo, avalie o motivo. Antes de colocar qualquer projeto em prática, é necessário avaliar sua viabilidade, assim como abrir uma empresa. Tem interesse? Acesse o passo a passo de como montar a sua associação do portal Terceiro Setor: clique aqui

Lembre-se, somos uma organização social de assessoramento e podemos te ajudar com eventuais dúvidas não supridas nesse passo a passo entre em contato com a gente.