O QUE É REDE?

Rede pressupõe mobilização, ou seja, convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados.

Bernardo Toro

OBJETIVO DA PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

Gerar um legado positivo nos locais onde atuamos, trabalhando de forma articulada, em rede, e respeitando a cultura das comunidades.

O FAZER DA REDE

Reuniões, palestras para empresários e participação em eventos das entidades associativas são formas de manter a sinergia e trazer lideranças locais para a Rede Parceiros Voluntarios.

“A vida não vingou no planeta através do combate, mas através da parceria, do compartilhamento e do trabalho em rede.”

Fritjof Capra

Engajar-se numa experiência de mobilização social reverte-se em ganhos para a comunidade.

Participar de uma rede, por sua vez, contribui para o desenvolvimento local em seus mais diversos contextos.

Esta é uma das nossas crenças: a prática do Princípio da Subsidiariedade é indispensável para a autonomia das comunidades e para o seu pleno desenvolvimento.

A Rede Parceiros Voluntários expandiu-se desde 1997, chegando a algumas dezenas de cidades no Rio Grande do Sul, onde vive cerca de 60% da população do Estado, estimada em mais de 10 milhões de pessoas.

É nessa Rede que o voluntariado organizado acontece, multiplicando seus programas, suas metodologias, propagando, assim, uma cultura de cidadania participativa.

ISSO É MODERNIDADE

A modernidade nos chama para as alianças e parcerias. Sinaliza, com grande insistência, a obrigatoriedade da união entre os setores: Governo, Empresas, Sociedade Civil e Universidades, para assim formar-se uma corrente sólida visando ao processamento das transformações que urgem necessárias ao bem comum. É através da sinergia dos esforços que serão encontradas as soluções para desafios complexos.

AS REDES SÃO FORTALECIDAS QUANDO EXISTE

A | cooperação, que é a capacidade de construir projetos comuns, da aceitação do outro e da dinâmica de interdependência;

B | conexão, que é o compartilhamento de valores e objetivos, ligação horizontal e interdependência;

C | democracia, que é a aceitação de legitimidade do outro, da valorização da sua opinião.

ESSE É O NOSSO FORTE

Mobilizar a sociedade é uma das fortes características da Parceiros. Para isso, contamos com 23 unidades no Rio Grande do Sul e uma unidade na cidade de São Paulo, interligadas em Rede.

Como estratégia de fortalecimento do Movimento do Voluntariado e Capacitações de Pessoas e Instituições, faz parcerias com entidades tanto empresariais como escolares, universitárias e governamentais.

A FORÇA DA REDE

Os líderes e empreendedores que abraçam a Causa trazem consigo credibilidade, legitimidade e reconhecimento público à ação coletiva. Nesse processo, a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), os sistemas Fecomércio RS e FIERGS, tendo como seus representantes e executores locais as Associações Comerciais, Industriais, de Serviços (ACIs), as Câmaras de Diretores Lojistas (CDLs), pela capilaridade e capacidade de congregar líderes empresariais, contribuem, de forma decisiva para que em suas cidades, o tema responsabilidade social seja entendido e praticado por todas as empresas e os demais públicos.

Veja onde estão as unidades da Parceiros Voluntários