Regulamento Tribos

 

REGULAMENTO TRIBOS 2018

APRESENTAÇÃO

A AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA é uma iniciativa da ONG Parceiros Voluntários, dentro do seu Programa Valores na Educação, que tem como objetivo estimular o protagonismo infanto-juvenil em alunos de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, bem como de Organizações da Sociedade Civil que trabalhem com o desenvolvimento do público infanto-juvenil, com atuação no estado do Rio Grande do Sul através do voluntariado organizado em ações sociais desenvolvidas pelas crianças, adolescentes e jovens em suas comunidades. As Instituições Escolares deverão formar suas TRIBOS, compostas por, no mínimo, um(a) educador(a) e um grupo de alunos, dentre os quais será escolhido(a) um(a) líder que irá representar sua TRIBO. Para participar é necessário fazer a inscrição, até o dia 02 de maio de 2018.

1)   PARTICIPAÇÃO

1.1 A AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA é aberta a todas as Instituições Educacionais (escolas de ensino infantil, fundamental e/ou médio e Organizações da Sociedade Civil que trabalhem com o desenvolvimento do público infanto-juvenil) com atuação no estado do Rio Grande do Sul, e que, abertas a práticas educativas não formais, proponham-se a estimular o trabalho voluntário entre os estudantes, em prol de suas comunidades:

a) A AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA privilegia ações voluntárias planejadas, organizadas e realizadas com a participação efetiva dos estudantes;

b) A atuação dos educadores deverá ocorrer na condição estrita de estímulo e orientação dos participantes;

c) As ações voluntárias deverão abranger e considerar relações com a comunidade escolar, pensando em espaços dentro e fora do ambiente da escola.

2)   ORGANIZAÇÃO

2.1 Por intermédio da iniciativa e ação dos estudantes, cada Instituição Educacional participante organizará uma TRIBO e escolherá seu respectivo nome. Cada TRIBO deverá escolher os(as) seguintes representantes:

2.1.1 Aluno(a) Líder: um(a) estudante escolhido(a) entre os participantes para representar a sua TRIBO;

2.1.1.1 É de responsabilidade do(a) ALUNO(A) LÍDER da TRIBO:

a) Comunicar-se com a Unidade Parceiros Voluntários do seu município e/ou com a sede da Parceiros Voluntários em Porto Alegre, por meio dos contatos disponibilizados no item 11 deste regulamento;

b) Orientar os demais participantes da TRIBO acerca do funcionamento da Ação e de demais orientações repassadas pela ONG Parceiros Voluntários;

c) Participar dos encontros e capacitações oferecidas pela Unidade Parceiros Voluntários do município e/ou pela sede da ONG Parceiros Voluntários;

d) Repassar todos os materiais enviados pela ONG Parceiros Voluntários aos demais participantes da TRIBO.

2.1.2 Educador(a) Orientador(a): um(a) educador(a) da Instituição Educacional participante.

2.1.2.1 É de responsabilidade do(a) EDUCADOR(A) ORIENTADOR(A) da TRIBO:

a) Agir como apoiadores, animadores, facilitadores e cocriadores dos acontecimentos, de maneira que seja o educando o protagonista das ações;

b) Auxiliar os participantes a realizar os registros das Ações;

c) Orientar os demais participantes da TRIBO acerca do funcionamento da Ação e de demais orientações repassadas pela ONG Parceiros Voluntários;

d) Participar dos encontros e capacitações oferecidas pela Unidade Parceiros Voluntários do município e/ou pela sede da ONG Parceiros Voluntários.

2.2 Se preferir, a TRIBO poderá ter integrantes da comunidade externa à escola (familiares, ex-alunos, etc.). Estes integrantes deverão ser computados no número total de participantes.

2.3 Uma vez que haja interesse e aceitação da direção das Instituições Educacionais, em conjunto com educadores e alunos, outras Instituições poderão participar juntas, formando uma só TRIBO.

3)   INSCRIÇÕES

3.1 O período de inscrições na AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA é de 9 de março de 2017 a 02 de maio de 2017.

3.2 As inscrições e a participação na Ação são GRATUITAS e deverão ser realizadas exclusivamente no formulário disponível no site:  parceirosvoluntarios.org.br/tribos.

3.3 O formulário de inscrição deve ser corretamente preenchido, com informações verídicas e atualizadas. Os dados fornecidos serão utilizados como fontes de informações para comunicação entre a ONG Parceiros Voluntários e as Escolas e Organizações participantes durante todo o projeto.

3.3.1 A veracidade das informações declaradas no ato da inscrição e durante o jogo é de responsabilidade exclusiva da Instituição Educacional e de seus participantes.

3.4 Durante a inscrição a Instituição Educacional já pode definir a(s) Trilha(s) que irão percorrer, o(s) nome(s) da(s) TRIBO(S) e indicar o(a) Educador(a) responsável, bem como o(a) Aluno(a) Líder da TRIBO.

3.5 Qualquer alteração nessas informações deverá ser comunicada, imediata e obrigatoriamente, por e-mail (tribos@parceirosvoluntarios.org.br) com o assunto “ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO”.

3.6 A coordenação de TRIBOS não se responsabiliza pelo não recebimento de eventuais inscrições enviadas pelos interessados, ainda que em decorrência de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado ou no próprio site. Se, por qualquer razão, a TRIBO inscrita não conseguir realizar sua inscrição, deverá entrar em contato com a coordenação de TRIBOS pelos contatos disponíveis no item 11 deste regulamento.

3.7 Não serão aceitas inscrições individuais ou coletivas de alunos sem a inscrição completa de sua respectiva Instituição Educacional.

3.8 Não serão efetivadas as inscrições das TRIBOS que:

a) Não tenham preenchido todos os campos da ficha de inscrição eletrônica indicados como obrigatórios;

b) Tenham inserido informações incompletas ou incorretas em sua ficha de inscrição eletrônica;

c) Não cumprirem os prazos estabelecidos;

d) Não cumprirem quaisquer requisitos para a inscrição, indicados neste regulamento.

3.9 Todas as inscrições efetivadas serão confirmadas nos e-mails registrados no formulário de inscrição.

4)   PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

4.1 No ato da inscrição, a TRIBO já poderá escolher a(s) Trilha(s) que irá(ão) seguir para realização das atividades. A(s) Trilha(s) escolhida(s) orienta(m) o(s) tema(s) para planejamento e realização das atividades voluntárias da TRIBO.

4.2 A escolha da(s) Trilha(s) está orientada para as opções abaixo:

a) TRILHA DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ;

b) TRILHA DO MEIO AMBIENTE;

c) TRILHA DA CULTURA.

4.3 As Instituições Educacionais poderão escolher de 01 (uma) a 03 (três) Trilhas para realização das Ações.

4.4 Após a escolha da(s) TRILHA(s), a TRIBO definirá, no mínimo, 04 (quatro) atividades a serem realizadas pela TRIBO em cada uma das Trilhas escolhidas.

4.5 As TRIBOS deverão realizar o planejamento das atividades através do MAPA DA TRILHA, que deverá ser enviado por e-mail à coordenação de TRIBOS (tribos@parceirosvoluntarios.org.br). Indicamos que o planejamento seja baseado nas respostas às seguintes questões:

a) Qual é a necessidade identificada na comunidade?

b) O que vamos fazer? Quais serão as nossas ações?

c) Por que escolhemos essas ações?

d) Como iremos executar as ações?

e) Quem faz o quê?

f) Quando realizaremos as ações?

g) Onde as ações serão realizadas?

h) Quem são e quantos são os beneficiados?

i) Quanto vão custar as ações?

5)   EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

5.1 As atividades poderão ser desenvolvidas em parceria com organizações e projetos sociais existentes, contando com recursos materiais e humanos da comunidade, inclusive com o apoio de outras TRIBOS, sempre visando à mobilização social e os benefícios para a comunidade.

5.2 Antes de realizarem as ações, está previsto um momento onde todas as TRIBOS inscritas naquele município reflitam sobre as necessidades da comunidade, bem como seu papel como agentes de transformação social. A definição e organização desse encontro ficará sob responsabilidade das TRIBOS e das Unidades Parceiros Voluntários de cada município.

5.3 Todas as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos, notícias, artigos e eventos, e quaisquer ações realizadas pela TRIBO deverão ser divulgadas, enviando evidências (fotos, vídeos, relatos, etc.) para Unidade Parceiros Voluntários do município e para o e-mail tribos@parceirosvoluntarios.org.br.

5.4 No final do ano é necessário que a TRIBO encaminhe o DIÁRIO DA TRIBO. Ele deverá ser construído ao longo do caminho, enquanto as ações estão sendo realizadas. O DIÁRIO DA TRIBO é uma forma de guardar a história que a TRIBO está construindo, avaliar a forma de fazer e corrigir possíveis rumos.

5.5 As TRIBOS terão os meses de maio a novembro de 2018 para realizarem as atividades planejadas.

5.6 As Unidades Parceiros Voluntários deverão apoiar as TRIBOS na identificação das organizações e projetos sociais existentes para o desenvolvimento das atividades.

5.7 As TRIBOS deverão encaminhar para a coordenação de TRIBOS as Autorizações de Participação dos Tribeiros, devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis pelos estudantes, em formulário exclusivo para tal fim, disponibilizado em parceirosvoluntarios.org.br/tribos.

5.7.1 Somente serão concedidos Certificados de Participação àqueles estudantes que enviarem a documentação acima descrita e comprovarem sua efetiva participação nas ações.

6)   FÓRUNS TRIBAIS

7.1 FÓRUNS MUNICIPAIS

7.1.1 Os Fóruns Tribais Municipais têm como objetivo geral proporcionar momentos de conscientização aos participantes sobre a importância do seu envolvimento em causas sociais. É também o momento para avaliar as ações realizadas, verificar se as necessidades identificadas no primeiro momento foram atendidas e celebrar as conquistas.

7.1.2 Os Fóruns Municipais deverão acontecer no mês de outubro de 2017.

7.1.3 São objetivos específicos desse momento:

a) Promover espaços para compartilhar experiências através da apresentação das ações executadas e dos resultados obtidos;

b) Proporcionar momentos de integração entre os participantes das TRIBOS e os demais envolvidos nas ações;

c) Fomentar a divulgação das ações das TRIBOS, nas diversas mídias locais, a fim de propiciar visibilidade da ação do Voluntariado Estudantil;

d) Formar redes de cooperação local;

e) A organização e execução dos Fóruns são de responsabilidade das TRIBOS, cabendo à Unidade Parceiros Voluntários do município e ONG Parceiros Voluntários apenas o acompanhamento dos mesmos;

f) Caso exista o interesse por parte das TRIBOS, poderão acontecer oficinas socioculturais/educativas sobre temas de interesses das TRIBOS, bem como apresentações artísticas das mesmas.

7.2 FÓRUNS REGIONAIS

7.2.1 Os Fóruns Tribais Regionais têm como objetivo geral fortalecer a AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA, celebrando os resultados obtidos, através da contextualização da diversidade das práticas voluntárias locais realizadas pelos estudantes.

7.2.2 Os Fóruns Regionais deverão acontecer nos meses de outubro e/ou novembro de 2017.

7.2.3 São objetivos específicos desse momento:

a) Promover espaços para apresentação das ações realizadas pelas TRIBOS durante o ano de 2016, evidenciando a amplitude da ação do voluntariado organizado;

b) Trabalhar a autoestima e a sociabilidade (integração) dos jovens, através de atividades socioculturais/educacionais;

c) Demonstrar aos jovens o quanto eles são agentes de transformação;

d) Proporcionar visibilidade das ações desenvolvidas pelos jovens;

e) Fomentar redes regionais de cooperação;

f) A organização e execução dos Fóruns Regionais são de responsabilidade das Unidades Parceiros Voluntários e das TRIBOS, cabendo à ONG Parceiros Voluntários apenas a orientação e o acompanhamento dos mesmos.

7.2.4 Os Fóruns Regionais deverão acontecer nas cidades pré-estabelecidas pela Rede Parceiros Voluntários.

7.2.5 Cabe à Instituição Educacional a responsabilidade de providenciar as autorizações necessárias com os responsáveis legais pelos estudantes, para o deslocamento e participação no Fórum Regional, ficando a ONG Parceiros Voluntários isenta de qualquer responsabilidade sobre a participação e deslocamento dos(as) alunos(as) e educadores(as) no evento.

7)   CONSELHO TRIBAL MUNICIPAL

8.1 As TRIBOS de cada município, em conjunto, poderão organizar um CONSELHO TRIBAL. Sugere-se a seguinte composição:

a) Representantes de organizações, grupos e/ou projetos sociais diretamente beneficiados pelas ações;

b) Representantes dos poderes públicos municipais;

c) Representantes da sociedade civil (imprensa, empresariado, ONGs etc.);

d) Representantes das TRIBOS (líder dos estudantes, educador(a) orientador(a), familiares e gestores escolares).

8.2 Cabe ao CONSELHO TRIBAL MUNICIPAL:

a) Apoiar a realização das ações voluntárias planejadas pelas TRIBOS na mobilização de recursos e parcerias;

b) Colaborar com as TRIBOS na organização e realização do Fórum Tribal Municipal;

c) Colaborar com as TRIBOS para participação e organização do Fórum Tribal Regional.

d) Quando constituído, as TRIBOS informam à Unidade Parceiros Voluntários Local e/ou à Sede em Porto Alegre, os nomes e os contatos dos membros do Conselho Tribal.

8)   DIÁRIO DA TRIBO

8.1 Ao final da realização dos Fóruns Tribais, as TRIBOS deverão enviar à ONG Parceiros Voluntários o seu DIÁRIO DA TRIBO completo, através de recurso virtual disponibilizado no site parceirosvoluntarios.org.br/tribos.

8.2 No DIÁRIO DA TRIBO deverão constar:

a) Relato das atividades realizadas e resultados obtidos (impacto para jovens e comunidade);

b) Dificuldades encontradas;

c) Descrição do que representou para as crianças, adolescentes, jovens e educadores participar desta Ação;

d) Descrição das aprendizagens;

e) Descrição de resultados para a comunidade e comunidade escolar;

f) Demonstração de coautoria dos estudantes;

g) Depoimentos de tribeiros, educadores e beneficiados pelas ações desenvolvidas.

8.3 Poderão constituir o DIÁRIO DA TRIBO materiais que descrevam e comprovem a realização das ações da TRIBO:

a) Vídeo amador em qualquer mídia;

b) Fotografias;

c) Notícias de jornal (nome do jornal ou revista, data, página, etc.);

d) Notícias de rádio em qualquer mídia;

e) Notícias de TV em qualquer mídia.

8.4 No Diário e nos demais materiais enviados deverão constar:

a) Nome da(s) TRIBO(S) e TRILHA(S) escolhida(s);

b) Nomes dos representantes da(s) TRIBO(S);

c) Nome e endereço da(s) escola(s);

d) Identificação da(s) atividade(s) (data, local, descrição);

e) Nome dos participantes da(s) TRIBO(S) (opcional).

8.5 Os materiais deverão ser enviados, através de recurso virtual disponibilizado no site parceirosvoluntarios.org.br/tribos, até o dia 30 de novembro de 2018.

 9)   DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

9.1 Ao efetuarem suas inscrições, os participantes assumem, automaticamente, plena e exclusiva responsabilidade pelas ações e informações enviadas, declarando-se titulares dos direitos autorais decorrentes de tais documentos, bem como que obtiveram as devidas autorizações de uso de imagem, responsabilizando-se por eventuais violações a direitos de propriedade intelectual e/ou direitos de imagem de qualquer pessoa e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo a ONG Parceiros Voluntários de qualquer responsabilidade relativa a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

9.2 Ao se inscreverem na AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA, os participantes estão, automaticamente, autorizando a ONG Parceiros Voluntários, de forma gratuita, definitiva e irrevogável, a utilizar seu nome, imagem, som de voz, bem como as informações constantes em seu cadastro, em qualquer veículo de mídia impressa, eletrônica e digital, para fins de divulgação do projeto.

9.3 Os participantes isentam a ONG Parceiros Voluntários de quaisquer responsabilidades pelo uso não autorizado dado por terceiros às ações, fotos e vídeos dos participantes de TRIBOS, em decorrência da divulgação prevista neste regulamento. Dessa forma, a ONG Parceiros Voluntários não será

 10)       CRONOGRAMA

Período de inscrições: de 09 de março a 02 de maio de 2018.

Planejamento das ações: de março a junho de 2018.

Capacitações: de abril a junho de 2018.

Execução das ações: de abril a novembro de 2018.

Fóruns Tribais Municipais: outubro de 2018.

Fóruns Tribais Regionais: outubro e novembro de 2018.

Envio dos Diários de Tribos e avaliações: de maio a novembro de 2018

 11)       CONTATOS

E-mail: tribos@parceirosvoluntarios.org.br

Site: www.parceirosvoluntarios.org.br/tribos

Telefones: (51) 2101-9796 e (51) 2101-9765

12)       DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Fica a critério da Instituição Educacional definir e aplicar os procedimentos que garantirão a segurança dos alunos e educadores, ficando a ONG Parceiros Voluntários isenta de qualquer tipo de responsabilidade sobre os mesmos.

12.2 O desligamento da TRIBO da Ação deverá ser imediatamente comunicado à Unidade Parceiros Voluntários do município ou à sede da ONG Parceiros Voluntários, por telefone, e-mail ou presencialmente.

12.3 Caso não tenha Unidade Parceiros Voluntários em seu município, contate a ONG Parceiros Voluntários – Porto Alegre: (51) 2101-9796 / (51) 2101-9765 e-mail: tribos@parceirosvoluntarios.org.br

12.4 Todas as Instituições Educacionais participantes da AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA receberão um certificado de participação, que será enviado para o e-mail da escola cadastrado no formulário de inscrição. As informações apresentadas nos certificados serão retiradas da ficha de inscrição.

12.5 A inscrição nesta Ação autoriza à ONG Parceiros Voluntários e as Unidades Locais a utilizarem as imagens dos participantes da Ação bem como outros materiais por eles produzidos.

12.6 Não serão devolvidos textos, documentos, fotos, ou quaisquer materiais entregues ou enviados pelos participantes.

12.7 A coordenação de TRIBOS prestará esclarecimento de eventuais dúvidas decorrentes deste Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela coordenação, cuja decisão será soberana e contra ela não caberá qualquer recurso.

12.8 Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre a AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS  DA CIDADANIA e situações não previstas neste regulamento, os participantes deverão encaminhá-las para devida análise à ONG Parceiros Voluntários por meio do e-mail tribos@parceirosovoluntarios.org.br.

12.9 Caso seja constatado pela coordenação de TRIBOS qualquer descumprimento deste Regulamento, os participantes serão notificados para que façam sua readequação.

12.10 O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou a Ação suspensa ou cancelada, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da ONG Parceiros Voluntários e que comprometa a sua realização, de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como inicialmente previsto.

12.11 A participação na AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens previstos neste Regulamento.

ONG Parceiros Voluntários – Programa Valores na Educação

Porto Alegre, março de 2018.