O QUE É “TRIBOS”?

Tribos é uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade. Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura) e fazem ações voluntárias na comunidade, contribuindo para um Rio Grande do Sul com atitude voluntária.

As Escolas abaixo foram reconhecidas no Prêmio Parceiros Voluntários 2015 pelas iniciativas desenvolvidas na Ação Tribos nas trilhas da cidadania. Veja os vídeos e se inspire com toda a potencialidade voluntária dessas crianças e jovens que, além de se disponibilizarem em prol do próximo, ainda mobilizam a escola inteira para fazer o mesmo!

TRILHAS

Educação para a Paz

É necessário haver uma produção cultural da paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos baseados em fatores como o respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, a promoção de um consumo responsável e de um modelo de desenvolvimento sustentável, a participação e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.

Meio Ambiente

A nossa sobrevivência depende de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. Desenvolver ações nesse sentido é o que propõe a Trilha do Meio Ambiente. O cuidado do planeta não depende apenas dos governantes e de grandes projetos, mas também de pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente.

Cultura

Assim como há uma preservação e cuidado com o meio ambiente, é necessário também preservação e cuidado com o patrimônio cultural de um povo. E esta é a proposta da Trilha da Cultura, permitir que as comunidades possam reencontrar a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.

Legal! Mas como funciona?

As escolas inscrevem-se como TRIBOS, escolhem uma TRILHA e realizam ações voluntárias na comunidade. O sucesso dessas ações é ainda maior quando a TRIBO busca parcerias na comunidade: empresas locais, rádios, emissoras de TV, jornais de bairro, outras escolas, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, escoteiros, grupos de jovens, entre outros. Quanto mais gente envolvida, melhor!

E quem pode participar?

Estudantes de escolas de ensino fundamental e/ou médio do Rio Grande do Sul. Os professores, a família e outras pessoas da
comunidade também podem fazer parte da TRIBO. Ex-alunos, vizinhos e amigos são todos bem-vindos.

Dúvidas? Consulte o REGULAMENTO >

Ação Tribos 2017 está com as inscrições abertas!

Inscreva-se

Confira o processo de revisão metodológica da Tecnologia Social Tribos.