TRIBOS: NAS TRILHAS DA CIDADANIA

Tribos é uma ação de mobilização social feita por crianças e adolescentes que querem transformar a realidade.
Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura) e fazem ações voluntárias na comunidade, contribuindo para uma sociedade com atitude voluntária.

Conheça mais sobre o projeto:

Educação para a Paz

É necessário haver uma produção cultural da paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos baseados em fatores como o respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, a promoção de um consumo responsável e de um modelo de desenvolvimento sustentável, a participação e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.

Meio Ambiente

A nossa sobrevivência depende de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. Desenvolver ações nesse sentido é o que propõe a Trilha do Meio Ambiente. O cuidado do planeta não depende apenas dos governantes e de grandes projetos, mas também de pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente.

Cultura

Assim como há uma preservação e cuidado com o meio ambiente, é necessário também preservação e cuidado com o patrimônio cultural de um povo. E esta é a proposta da Trilha da Cultura, permitir que as comunidades possam reencontrar a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.

QUERO PARTICIPAR DAS TRIBOS

Legal! Mas como funciona?

As escolas inscrevem-se como TRIBOS, escolhem uma TRILHA e realizam ações voluntárias na comunidade. O sucesso dessas ações é ainda maior quando a TRIBO busca parcerias na comunidade: empresas locais, rádios, emissoras de TV, jornais de bairro, outras escolas, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, escoteiros, grupos de jovens, entre outros. Quanto mais gente envolvida, melhor!

Inscreva-se para a Ação Tribos 2020

E quem pode participar?

Estudantes de escolas de ensino fundamental e/ou médio. Os professores, a família e outras pessoas da
comunidade também podem fazer parte da TRIBO. Ex-alunos, vizinhos e amigos são todos bem-vindos.

Documentos obrigatórios:
Regulamento Tribos 2020 >
Inscrição e Autorização Estudante >
Mapa das Trilhas >
Termo de Compromisso Escola >

Confira outros vídeos sobre a Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania

GAMES DE PARCEIROS

Baneville

Baneville é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul através da Coordenação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVE com o objetivo de envolver estudantes, professores e a comunidade com as temáticas abordadas pelas CIPAVES.

Conheça

Cidade em Jogo

Desenvolvido pela Fundação Brava e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, o game “Cidade em Jogo” te faz ser prefeito por um dia para decidir quais as melhores soluções para os problemas de sua cidade. Será que você seria um(a) bom(a) prefeit@?

Conheça