O QUE É “TRIBOS”?

Tribos é uma ação de mobilização social feita por crianças e adolescentes que querem transformar a realidade. Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura) e fazem ações voluntárias na comunidade, contribuindo para uma sociedade com atitude voluntária. Conheça mais:

Confira outros vídeos sobre a Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania

TRILHAS

Educação para a Paz

É necessário haver uma produção cultural da paz, um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e estilos baseados em fatores como o respeito à vida, a prática da não-violência, o combate à exclusão, a defesa da liberdade de expressão e da diversidade cultural, a promoção de um consumo responsável e de um modelo de desenvolvimento sustentável, a participação e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.

Meio Ambiente

A nossa sobrevivência depende de ações preventivas e saneadoras para resgatar o equilíbrio ecológico. Desenvolver ações nesse sentido é o que propõe a Trilha do Meio Ambiente. O cuidado do planeta não depende apenas dos governantes e de grandes projetos, mas também de pequenas ações, ao nosso alcance, com consequências e impactos imediatos no meio ambiente.

Cultura

Assim como há uma preservação e cuidado com o meio ambiente, é necessário também preservação e cuidado com o patrimônio cultural de um povo. E esta é a proposta da Trilha da Cultura, permitir que as comunidades possam reencontrar a si mesmas pela ação voluntária da juventude, resgatando suas raízes culturais.

Legal! Mas como funciona?

As escolas inscrevem-se como TRIBOS, escolhem uma TRILHA e realizam ações voluntárias na comunidade. O sucesso dessas ações é ainda maior quando a TRIBO busca parcerias na comunidade: empresas locais, rádios, emissoras de TV, jornais de bairro, outras escolas, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, escoteiros, grupos de jovens, entre outros. Quanto mais gente envolvida, melhor!

E quem pode participar?

Estudantes de escolas de ensino fundamental e/ou médio. Os professores, a família e outras pessoas da
comunidade também podem fazer parte da TRIBO. Ex-alunos, vizinhos e amigos são todos bem-vindos.

Dúvidas? Consulte o REGULAMENTO >

Ação Tribos 2018: participe!

Inscreva-se

Confira o processo de revisão metodológica da Tecnologia Social Tribos.