• Sobre
    • QUEM SOMOS
    • REDE
    • EMPRESAS PARCEIRAS
    • CERTIFICAÇÕES E TRANSPARÊNCIA
    • RELATÓRIO ANUAL
    • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
    • CHANCELAS E RECONHECIMENTOS
    • Prêmio Parceiros Voluntários
    • Pare Pense
    • CONTATOS
    • IMPRENSA
    • NOTÍCIAS
    • BIBLIOTECA
  • DESAFIO
  • EMPRESA
  • ESCOLA
  • GOVERNO
  • ONG
  • VOLUNTÁRIO

Responsabilidade social ganha espaço nos negócios

7 de dezembro de 2015 por Parceiros Voluntários em Referenciais

Diferentes fatores indicam que a responsabilidade social é hoje parte importante da gestão de negócios. Uma pesquisa realizada pela Instituto ADVB de Responsabilidade Social – Ires, junto a 3,2 mil empresas de todo o país, mostra que em 89% delas as ações nessa área estão integradas ao planejamento. Em 94%, a governança corporativa também se posiciona estrategicamente em relação ao tema e em 82% a alta administração participa e se envolve em programas sociais.

“A partir do momento em que a responsabilidade social passa a ser coerente com a percepção estratégica, e não é mais um desejo do diretor ou do presidente da empresa, é um processo irreversível, ela entra no DNA da companhia”, avalia Lívio Giosa, coordenador geral do Ires e da pesquisa.

Apesar do avanço, ressalva Giosa, muitos setores ainda estão distantes das práticas socialmente responsáveis e há um vasto campo para o conceito ganhar corpo na sociedade. Falta, por exemplo, ampliar o espectro das iniciativas, com ênfase na comunicação com os clientes e consumidores e maior esforço para integrar toda a cadeia de valor.

“Só 29% das empresas desenvolvem programas para organizar uma rede de fornecedores socialmente responsável”, diz Giosa. Para ele, o indicador mostra que as companhias ainda não têm visão de rede e desprezam a oportunidade de falar com seus parceiros e somar mais responsabilidade social à cadeia de negócios.

As empresas também perdem oportunidades junto aos clientes. A opinião dos consumidores não é uma preocupação para 82% das participantes da pesquisa. Segundo Giosa, as companhias precisam melhorar o fluxo de informações com o cliente, que é quem decide a compra. E a gestão socialmente responsável pode ser uma vantagem competitiva que permitirá ao consumidor “fazer escolhas além da opção preço”.

Apenas 11% das empresas pesquisadas divulgaram as ações sociais realizadas nos últimos três anos. E a maioria (57%) não utiliza marketing social ou marketing de causas para divulgar seus projetos.

Célia Rosemblum, de São Paulo

Fonte: Jornal O Valor
Data: 29/12/2008

Referenciais VPJ

Escrito por: Parceiros Voluntários

Tweet
Compartilhar
AnteriorEmpresas brasileiras precisam melhorar relatórios PróximoIndústria incentiva a prática do voluntariado
Você também pode gostar de:

SOBRE NÓS

  • QUEM SOMOS
  • MAPA DA REDE
  • EMPRESAS PARCEIRAS
  • CERTIFICAÇÕES E TRANSPARÊNCIA
  • RELATÓRIO ANUAL
  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
  • CHANCELAS E RECONHECIMENTOS
  • LIVROS EDITADOS
  • IMPRENSA

MENU

  • EMPRESA
  • ESCOLA
  • GOVERNO
  • ONG
  • VOLUNTÁRIO

ACESSO RÁPIDO

  • CIDADÃO LEGAL
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ONDE ESTAMOS
  • LIVROS EDITADOS
  • LEI DO VOLUNTARIADO
  • LINKS DO TERCEIROS SETOR
  • RELATÓRIO ANUAL
  • TERMO DE ADESÃO VOLUNTARIADO
  • CÓDIGO DE ÉTICA

LINKS

  • TRIBOS
  • PRÊMIO PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
  • PARE PENSE
  • GESTÃO DA TEIA SOCIAL
  • PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO AO VOLUNTARIADO
  • BIBLIOTECA

CONTATO


PORTO ALEGRE
Largo Visconde do Cairu, 17 - Sala Guaíba
Centro - Porto Alegre - RS - Brasil | 90030-110
falapv@parceirosvoluntarios.org.br
+55 (51) 2101.9750

SÃO PAULO
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445
Pinheiros – São Paulo – SP – Brasil – 05415-030
falapvsp@parceirosvoluntarios.org.br
+55 (11) 99238.6568

ACOMPANHE A GENTE


OUVIDORIA

  • FALE COM A OUVIDORIA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Você receberá um e-mail de confirmação. Acesse e confirme sua inscrição.
O e-mail digitado não é válido.
Você já está cadastrado.
Carregando...
-->