Participe do Educando
para a Transparência!

Educando para a Transparência é uma solução que visa o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) através da implementação dos Princípios de Prestação de Contas e Transparência, para o cumprimento efetivo de suas missões e de seu posicionamento perante a comunidade.

Utilizando-se de metodologia e instrumentos específicos, a capacitação orienta para a melhoria dos processos gerenciais, possibilitando a prática de uma gestão responsável e competente, a partir da profissionalização e melhoria contínua, sendo um valioso caminho para a sustentabilidade e credibilidade das Organizações da Sociedade Civil.

Inscrições para 2021

São Paulo:

A ONG Parceiros Voluntários, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo apresentam a terceira edição do curso “Educando para a Transparência”. A iniciativa apresentará aulas virtuais, atividades semipresenciais e encontros de consultoria coletiva e individual para a implementação dos princípios de transparência e prestação de contas.
O curso é voltado à Organizações da Sociedade Civil, com foco prioritário na área da Assistência Social, sediadas no Estado de São Paulo e distantes da capital em até 200km.

Inscrições até 26/2. Participe!

Por que participar?

O crescimento da participação da sociedade civil no mundo atual requer que as OSC assumam mais responsabilidades sobre a qualidade de suas ações e do impacto que têm na sociedade.

O êxito de uma Organização da Sociedade Civil não depende somente de saber como buscar recursos financeiros, mas, também, da profissionalização na gestão e administração. Ao aumentar a transparência e a ética em suas ações, as OSC aprimoram sua capacidade de gerar credibilidade, visibilidade e fortalecem a confiança de todos os atores envolvidos em sua causa e, com isso, asseguram níveis adequados de investimentos, doações, voluntariado e outras colaborações para viabilizar a sua perenidade.

Consultorias Individuais e Coletivas

Encontros pré-agendados com os alunos participantes da Formação e representantes das suas OSC, para análises, compartilhamentos de experiências e conhecimentos, finalizando com as oportunidades de melhorias referentes ao tema trabalhado. O objetivo é fortalecer o ambiente de cooperação e compartilhamento entre as Organizações para a incorporação dos Princípios de Transparência e Prestação de Contas.

Sobre a capacitação

Curso com duração de 80 horas, abordando os seguintes conteúdos:

• Afinal de contas, o que é Terceiro Setor? Oportuniza a reflexão sobre a responsabilidade de ser um agente do Terceiro Setor e quais os tipos de organizações que o compõem, entendendo a importância do trabalho em parceria, colaborativo e para a formação de redes.

• A OSC Legal – Enfoca os aspectos legais e técnicos, essenciais para o gerenciamento dos processos que contribuem com o fortalecimento da cultura da transparência através de práticas corretas, eficientes e seguras.

• Compliance e Terceiro Setor – Aborda o conceito de Compliance e seus princípios básicos. Explica o que é programa de compliance e como estruturá-lo de forma eficaz no terceiro setor

• Transparência e Prestação de Contas: por que e para quê? Estimula a reflexão da OSC sobre por qual motivo, no Terceiro Setor, a Transparência é um princípio de alta relevância e por que a Prestação de Contas das organizações é um dos processos-chave em que ela se apresenta.

• Preparando o Terreno – Orienta sobre a necessidade da OSC realizar boas práticas de gestão, desenvolver competências e dominar ferramentas no gerenciamento de seu processo operacional para adequar-se aos Princípios da Transparência e Prestação de Contas.

• Rumo à Ação – Apresenta estudo de casos de sucesso em organizações do Terceiro Setor, visando auxiliar na compreensão sobre boas práticas de gestão e Transparência e Prestação de Contas.

Veja os Depoimentos de quem participou:

Anelise Ramos Pinto – Casas André Luiz

Vinicius Lima da Silva Maciel – IOS

Luciana dos Santos Bernardo – Associação Viva e Deixe Viver

Eliane Miada – ADD

Marisa do Carmo – Casa Tereza Bugolim

Mara Regina de Souza – Instituto Adoptare

Ana Letícia da Silva Maciel – Projeto Âncora

Rose Costa Rocha e Julieta Godoy do Prado – CAMP Pinheiros

Emerson Tadeu Magalhães Leite – Casas André Luiz

Simone Moura e Natália Ribeiro – Maria Helen Drexel

Valéria Romão e Denize Rodrigues Marino – Institutos Ethos

Antonia Cleide Alves – UNAS Heliópolis e Região