Participe do Educando
para a Transparência!

Educando para a Transparência é uma solução que visa o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) através da implementação dos Princípios de Prestação de Contas e Transparência, para o cumprimento efetivo de suas missões e de seu posicionamento perante a comunidade.

Utilizando-se de metodologia e instrumentos específicos, a capacitação orienta para a melhoria dos processos gerenciais, possibilitando a prática de uma gestão responsável e competente, a partir da profissionalização e melhoria contínua, sendo um valioso caminho para a sustentabilidade e credibilidade das Organizações da Sociedade Civil.

Capacitação para 2021

Porto Alegre

A ONG Parceiros Voluntários, em parceria com Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI), convida as Organizações da Sociedade Civil de Porto Alegre, com foco prioritário na área de Atendimento ao Idoso, para participarem do Curso “Educando para a Transparência 2021”.

A iniciativa apresentará aulas virtuais, atividades semipresenciais e encontros de consultoria coletiva e individual para a implementação dos princípios de transparência e prestação de contas.

Edital 2021 Porto Alegre

Educando para a Transparência 2021 possui execução técnica realizada em parceria com a UFRGS e o patrocínio de Consigas, Sulgás, Gerdau, Banco Sistema, Banco BTG.

Acompanhe a divulgação das OSC selecionadas a partir de 31/5.

Ficha de Inscrição
Instrumento de Maturidade

Para realizar sua inscrição é necessário preencher a ficha de inscrição e o instrumento de maturidade.

São Paulo (inscrições encerradas)

A ONG Parceiros Voluntários, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo apresentam a terceira edição do curso “Educando para a Transparência”. A iniciativa apresentará aulas virtuais, atividades semipresenciais e encontros de consultoria coletiva e individual para a implementação dos princípios de transparência e prestação de contas.
O curso é voltado à Organizações da Sociedade Civil, com foco prioritário na área da Assistência Social, sediadas no Estado de São Paulo e distantes da capital em até 200km.

Acompanhe a lista das OSCs selecionadas no botão abaixo:

Lista de Selecionados
Edital 2021 São Paulo

Por que participar?

O crescimento da participação da sociedade civil no mundo atual requer que as OSC assumam mais responsabilidades sobre a qualidade de suas ações e do impacto que têm na sociedade.

O êxito de uma Organização da Sociedade Civil não depende somente de saber como buscar recursos financeiros, mas, também, da profissionalização na gestão e administração. Ao aumentar a transparência e a ética em suas ações, as OSC aprimoram sua capacidade de gerar credibilidade, visibilidade e fortalecem a confiança de todos os atores envolvidos em sua causa e, com isso, asseguram níveis adequados de investimentos, doações, voluntariado e outras colaborações para viabilizar a sua perenidade.

Consultorias Individuais e Coletivas

Encontros pré-agendados com os alunos participantes da Formação e representantes das suas OSC, para análises, compartilhamentos de experiências e conhecimentos, finalizando com as oportunidades de melhorias referentes ao tema trabalhado. O objetivo é fortalecer o ambiente de cooperação e compartilhamento entre as Organizações para a incorporação dos Princípios de Transparência e Prestação de Contas.

Sobre a capacitação

Curso com duração de 80 horas, abordando os seguintes conteúdos:

• Afinal de contas, o que é Terceiro Setor? Oportuniza a reflexão sobre a responsabilidade de ser um agente do Terceiro Setor e quais os tipos de organizações que o compõem, entendendo a importância do trabalho em parceria, colaborativo e para a formação de redes.

• A OSC Legal – Enfoca os aspectos legais e técnicos, essenciais para o gerenciamento dos processos que contribuem com o fortalecimento da cultura da transparência através de práticas corretas, eficientes e seguras.

• Compliance e Terceiro Setor – Aborda o conceito de Compliance e seus princípios básicos. Explica o que é programa de compliance e como estruturá-lo de forma eficaz no terceiro setor

• Transparência e Prestação de Contas: por que e para quê? Estimula a reflexão da OSC sobre por qual motivo, no Terceiro Setor, a Transparência é um princípio de alta relevância e por que a Prestação de Contas das organizações é um dos processos-chave em que ela se apresenta.

• Preparando o Terreno – Orienta sobre a necessidade da OSC realizar boas práticas de gestão, desenvolver competências e dominar ferramentas no gerenciamento de seu processo operacional para adequar-se aos Princípios da Transparência e Prestação de Contas.

• Rumo à Ação – Apresenta estudo de casos de sucesso em organizações do Terceiro Setor, visando auxiliar na compreensão sobre boas práticas de gestão e Transparência e Prestação de Contas.

Veja os Depoimentos de quem participou:

Anelise Ramos Pinto – Casas André Luiz

Vinicius Lima da Silva Maciel – IOS

Luciana dos Santos Bernardo – Associação Viva e Deixe Viver

Eliane Miada – ADD

Marisa do Carmo – Casa Tereza Bugolim

Mara Regina de Souza – Instituto Adoptare

Ana Letícia da Silva Maciel – Projeto Âncora

Rose Costa Rocha e Julieta Godoy do Prado – CAMP Pinheiros

Emerson Tadeu Magalhães Leite – Casas André Luiz

Simone Moura e Natália Ribeiro – Maria Helen Drexel

Valéria Romão e Denize Rodrigues Marino – Institutos Ethos

Antonia Cleide Alves – UNAS Heliópolis e Região